TAPETE agosto 2010

Eleições Gerais na Grande Loja

No ocaso das administrações iniciadas em 2008, já eleitos e regularmente treinados os novos Veneráveis, eis que uma nova luz é acesa, a luz da expectativa e da esperança em novas ações que deverão manter ou readquirir a harmonia e o desenvolvimento das Lojas jurisdicionadas a Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Como o dirigente máximo da Ordem neste Estado, muitos repetirão seus mandatos.
Já testados e naturalmente aprovados, não têm, todavia, a certeza do sucesso e como os neófitos se empenharão numa nova empreitada, num novo desafio, até porque a vida é assim, um eterno desafio, que somente pode ser superado com esforço, dedicação, inteligência e, sobretudo com o apoio de todos os Irmãos, o que certamente não faltará. Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine a todos.

Editorial



Núcleo de Estudos

Na última reunião do Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder, ocorrida no dia 28 de julho próximo findo, foram discutidos os últimos detalhes de sua composição, com ênfase para a análise das imagens, como o Tapete, Jóias, Paramentos e outros, com destaque todo especial para a forma tridimensional de algumas dessas figuras, como é o caso das "fotos", sobretudo internas do Templo. Com isto, agora sim, o nosso Monitor deverá ser submetido à apreciação da Gr. Comissão de Ritualística. Em seguida será apreciado pela Assembléia da Sereníssima GLMECE e lançado ainda este ano.

É o que se espera.


Pense!!!!!

Veja! Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez.
Beba! Pois a água viva ainda está na fonte. Você tem dois pés para cruzar a ponte. Nada acabou.
Tente! Levante sua mão sedenta e recomece a andar. Não pense que a cabeça agüenta se você parar,(...).
Queira! Basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo, vai, tente outra vez, tente... E não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida.
Tente outra vez!!!



CMSB EM BELÉM DO PARÁ

Teve lugar entre os dias 10 e 15 deste mês, na cidade de Belém do Pará, a XXXIX Assembléia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, ocasião em que temas da mais alta relevância serão tratados, sempre visando não só o desenvolvimento da Maçonaria Brasileira, na sua organização, crescimento e ritualística, mas também o desenvolvimento do País e de sua gente, o bem estar da sociedade e sobretudo a sua moralidade.


Petiscos Maçônicos

Ter razão ou Ser Feliz????

O casal já estava atrasado para um jantar com amigos. Ela conduzia o carro. Ele orientava e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ela tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ele deixa que ela decida. Ela vira à direita e percebe, então, que estava errada.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ela ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ele diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!



HINO MAÇÔNICO DA


A.R.L.S. JOÃO CÉSAR Nº 121

(adaptação de Francisco da Rocha Barbosa)

Tem raiz e uma bela história
Pioneiros em berço triunfal
Quanta luz quanta fraternidade
Em terras da Primeira Capital.

Igualdade como nosso lema
Liberdade como nossa guia
Da Germânia veio nosso Rito
De Mozart veio nossa harmonia

Bons Obreiros fazem nossa Loja
Guardiões eternos da memória
Com São João bendito Padroeiro
De união fazemos nossa glória

Trabalhando sempre com firmeza
Cultivando plena igualdade
Sabedoria força e beleza
São colunas da fidelidade

Na taberna por onde passamos
Mãos unidas com as do Irmão
Com amor nos confraternizamos
Em uma Cadeia de união

Na Oficina atento reconheço
Suas jóias, sinais e sinete
O simbolismo a que tenho apreço
Nas cores vivas de um Tapete

Com a Passagem de Grau eu vou
Preparando minha Elevação
Nos Irmãos leais eu vou buscando
Um Cordial Aperto de Mão

Confio no Grande Arquiteto
Na fonte perene dessa luz
Caminho com fé e emoção
Na trilha a que João César conduz.



INICIAÇÃO NA JOÃO CÉSAR

A Loja João César Nº 121 iniciou no dia 10 de julho quatro candidatos aprovados recentemente em processo regular. Além de aumentar o seu Quadro de Obreiros, ainda relativamente reduzido, “sangue novo” será injetado em suas “artérias”, para maior e melhor desenvolvimento dos seus trabalhos, seja no âmbito interno, seja externamente.



INAUGURAÇÃO OFICIAL DO MURO

Com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Etevaldo Barcelos Fontenele e Comitiva, foi inaugurado oficialmente na noite de 9 de julho, o muro recém construído em volta do terreno da Loja. Aspiração antiga, sobretudo pela necessidade de maior segurança de quantos ali permanecem, principalmente nos dias das sessões regulares, quando os nossos familiares e convidados nos esperam nos salões contíguos, foi finalmente concretizada e a placa correspondente descerrada pela autoridade máxima da nossa Potência e assistido por todos os presentes.

Irmãos 100% do ANO

José Lopes de Paiva, Antônio Virgílio Nepomuceno, José Arimar Santiago Gonçalves, Francisco da Rocha Barbosa, Ataliba Moura Filho e José Jerônimo Bernardo Cândido


Fatos & Fotos
Já estava na hora de Aquiraz, primaz na condução política da capitania alencarina, ter sua Loja de Homens, nobres em justas posturas, perfeitos no zelo pela verdade e bondade.
A residência do Irm. Camuça testemunhou solenemente a sessão prima da João César. Lá estavam 13 obreiros, dos quais Lindenor e Nepó, ardentes e amados pedreiros, agora livres dos ergástulos da carne.
Que o G.A.D.U os tenham numa Loja Perfeita.

Assim começou a Loja João César



NOSSA DOMINGUEIRA

Já se tornou tradição
Pois de um decênio p´ra cá
Na sombra todos ficar
E ninguém dela abrir mão
De princípio se contavam
Com um só dos cajueiros
Mesmo assim os pioneiros
Ali se congratulavam
Contando hoje com mais
Entre outros vegetais
Uma frondosa mangueira
Só nos cabe todo mês
Como sempre já se fez
Manter nossa Domingueira


Palavra do Venerável

Nortear os caminhos da ARLS João César 121, nesses 02 anos, foi importante para o meu crescimento pessoal, social e maçônico.
O cargo de venerável é uma verdadeira oficina de valores morais, onde se experimenta a cada instante o exercício dos mesmos. Ser venerável é crescer com sua Loja, com sua família, com seus irmãos.
Ser venerável é fechar os olhos para a ingratidão e abri-los para a TOLERÂNCIA, virtude indispensável em um venerável. Merece relevo ao cargo em voga, destacar as visitas em outras lojas. Não se aprende maçonaria hibernando nas colunas de nossas lojas.
Findo minha gestão (08/08/08 a l3/08/10), com a certeza de que tentei oferecer o melhor para nossa loja. Na estrada continuarei a alavancar a bandeira da João Cesar. Muito obrigado a todos.

ESTOU PLENAMENTESATISFEITO. Valeu,valeu,valeu.........

ATALIBA MOURA FILHO

Ven. Mestre